Uncategorized

Alpargata e Luxo

Paz Queridas 

hoje vou falar um pouco sobre:

HISTORIA DOS CALÇADOS DE CORDA 

Elas podem ser baixas, ter salto alto, plataforma ou anabela, mas se tiverem o solado feito de juta, ráfia ou cordas trançadas, todas terão um único nome: espadrilhas (em seu idioma original, o catalão, espardenyas).

Também conhecido como alpargatas, esse calçado – que é a aposta do verão – tem a sua origem diretamente ligada a marca catalã Castañer. A história desse sapato, feito com espartos (espécie de palha que deu origem ao nome) e lona, e usado por camponeses do mediterrâneo para isolar os pés do frio e da umidade, remonta de 1776, quando nasceu em Banyoles Rafael Castañer – o primeiro alpargateiro.

Na década de 1920, Luis Castañer, descendente de Rafael, e seu primo Tomás Serra industrializaram o processo de produção do calçado e colocaram o sobrenome como marca da empresa. Porém, durante a Guerra Civil Espanhola, aCastañer foi nacionalizada pois seu produto foi considerado de interesse militar (os soldados eram enviados ao fronte usando alpargatas).

Já nos anos 60, com a seguinte geração da família Castañer, os sapatos de corda entraram para o mundo da moda. O primeiro passo foi quando Cary Grant e Catherine Deneuve usaram as espadrilhas durante uma visita ao balneario da Costa Brava, na Catalunha. A partir desse momento, os Castañers perceberam que o sapato poderia fazer sucesso e começaram a participar de feiras nas principais capitais de moda.

Foi em uma dessas incursões que conheceram Yves Saint Lauren. O estilista encomendou a primeira alpargata com salto da história para que suas modelos pudessem usá-los na passarela. A partir desse momento, o sapato do camponês mediterrâneo assumiu seu lugar no mundo da moda e do luxo.

Hoje, marcas como Hermès, Louis Vuitton, Chanel, Tom Ford, Fendy, Oscar de la Renta, Cloe e Roger Vivier acrescentaram esse modelo fácil de mesclar com jeans, shorts e vestidos às suas coleções.

Bem, fugi completamente dos assuntos que estão em alta nesses últimos dias, mas fazer o que não entendo nada dessas premiações, nem assisto pra começar ‘-‘ (ainda bem que temos as outras blogueiras que entendem muito dessa parte).

Inspirem-se:

 

 

E pra terminar com chave de ouro

 

Espero que gostem, fiquem com Deus ..

Anny Moiseli

Anúncios

Fala aí minina...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s